FAMILIA E A RESPONSABILIDADE FINANCEIRA!
Introdução
FATO E QUE?
Quem nunca teve problemas financeiros? Quem nunca passou "aperto" por falta de dinheiro? Quem nunca se preocupou em ganhar dinheiro, pagar dívidas, comprar alguma coisa a mais? Se você puder responder: "Eu", parabéns? Esses são problemas antigos, pois o ser humano insiste, muitas vezes, em dirigir a sua vida baseando-se em falsos valores e não nos valores de Deus. Há muito tempo a área financeira tem provocado inúmeros problemas:
1. Distanciamento no relacionamento conjugal;
2. Insegurança familiar;
3. Irritação, tensão, saúde afetada;
4. Mau testemunho diante da sociedade, etc.
1ª-LUGAR>>>A importância do Planejamento ::
PRIMEIRO
Em Lucas 14, Cristo diz: "Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: 'Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar'." Lucas 14:28-30
SEGUNDO
Cuidado com Dívidas ::
A Palavra nos ensina que " rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta". Provérbios 22:7
TERCEIRO
QUANDO POSSIVEL FAÇA UM POUPANÇA!
: A importância de Investir ::
POUPAR PARA DIFICIL
E esta palavra foi boa aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos." GN 41:34 -37
2ª-LUGAR>>Quatro chaves para o sucesso
A Bíblia não é um manual de finanças. Mas contém conselhos práticos que podem ajudar um casal a evitar problemas com dinheiro. Que tal considerar seus conselhos e tentar aplicar as seguintes sugestões?
PRIMEIRO!
APRENDA A COPNSULTAR QUEM SABE DA MATERIA FINANCEIRO!
OBS!
MAIRIA DAS FAMILIAS NÃO CONVERSSA SOBRE A FINANÇAS FAMILIA, SE REUNA DE EM QUANDO E TRATE SOBRE ESSE IMPORTANTE NEGOCIA!
SEGUNDO
Fazer um orçamento por escrito.
O PLANEJAMENTO E IMPORTANTE!
"Os planos de quem é diligente produzem abundância." (Provérbios 21:5
TERCEIRO!
O princípio do que é necessário
Antes de comprar, faça algumas perguntas a si mesmo.
1. Eu realmente necessito do que estão me oferecendo?
2. O uso justifica a compra?
3. Tenho condições de pagar?
4. Como esse bem me ajuda a cumprir os propósitos de Deus para a minha vida?
5. Se eu não comprar, o propósito dele estará prejudicado? Não ame e nem valorize as coisas que lhe são oferecidas como necessárias para que você tenha apenas prazer e conforto.
Discuta a frase: consumir de propósito ou consumir com propósito?
OBS!
Deus se interessa em abençoar e suprir todas as nossas necessidades. Nós temos o dever de administrar, com sabedoria e equilíbrio, os recursos que Deus nos concede.
BOA GESTÃO
O bom êxito nas finanças. É bom lembrar que estamos falando de gente que trabalha e se esforça para vencer na vida e conquistar a honra de manter-se a si próprio e a sua família salvo da penúria e da desmoralização!
OBS!
Dízimos e ofertas. Uma família cristã próspera leva em conta os mandamentos do Senhor em relação ao sustento da Sua obra, especialmente quanto aos dízimos e ofertas. O dízimo tem a ver com a nossa fidelidade a Deus. Ele tem como consequência imediata bênçãos financeiras e segurança contra os devoradores (Ml 3.10,11)
E MAIS !
O princípio da honra a Deus (Pv 3.9-10)
Certamente, o equilíbrio e a bênção na vida financeira começam pelo reconhecimento de quem Deus é. Honramos alguém quando tratamos essa pessoa conforme as expectativas dela, fazendo o que ela deseja, como ela quer. A forma como empregamos nosso dinheiro também demonstra a realidade de nosso amor por Deus. Devemos honrar a Deus com aquilo que produzimos, com integridade – "Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" (Mc 12.17) e com alegria e gratidão.
CONCLUSÃO!
E QUE PROSPERIDADE EM CRISTO!
PRIMEI9ROUma vida espiritual plena em Deus
SEGUNDO
Uma família bem-estruturada e sadia
TERCEIRO
Uma vida emocional equilibrada
QUARTO!
E por fim ter uma vida financeira saudável